Você sabe quanto investir no Facebook Ads? Essa é uma dúvida frequente de quem anuncia. O fator “investimento” ou “orçamento” é fundamental para gerar bons resultados no Facebook Ads.

Embora o tema abordado nesse post seja efetivamente relacionado ao Facebook Ads, os ensinamentos aqui servem também para outras plataformas de anúncios.

Se você quer mesmo ganhar dinheiro com Facebook Ads e criar campanhas que te dêem muitos resultados com anúncios no Facebook, fica nesse post, pois no fim dele eu vou te ensinar uma estratégia perfeita pra você saber efetivamente quanto investir no Facebook Ads.

Existem regras sobre quanto investir no Facebook Ads?

Sim, existe uma regra e essa é a mais importante de todas: O limite mínimo para investir no Facebook Ads. Para entender sobre essa regra, é importante você entender também sobre estrutura de campanhas no Facebook Ads.

A estrutura de campanha no Facebook Ads consiste na seguinte hierarquia:

A estrutura de campanha consiste em criar campanhas e dentro dessas campanhas, criar conjuntos. E por fim, dentro dos conjuntos, você cria os anúncios.

A regra mínima sobre quanto investir no Facebook Ads é a seguinte: Você deve investir no mínimo 1 dólar por conjunto. Como aqui no Brasil nossa moeda é o Real Brasileiro e como a conversão do dólar no momento que escrevo este post está na casa dos R$5,50, o mínimo que você deve investir no Facebook é R$5,50 por conjunto.

Claro, esse valor pode mudar de acordo com o valor do dólar.

Quanto investir no Facebook Ads na CBO

Como na CBO sigla para (Campaign Budget Optimization), o orçamento diário é definido a nível de campanha, muita gente tem dúvidas de como distribuir o orçamento respeitando esse mínimo.

E isso é simples de entender. Se você tiver 3 conjuntos em uma campanha, levando em consideração que o dólar esta na casa dos R$5,50, o mínimo a ser configurado na campanha é 3 vezes esse valor, o que dá R$16,50 para a campanha.

Estratégia para investir no Facebook Ads

Existe um detalhe importante quando você for investir no Facebook Ads: O investimento influencia e muito nos seus resultados. Isso ocorre porque o Facebook trabalha com o sistema de lances e leilões para determinar quando seu anúncio vai aparecer.

Quanto mais leilões seu conjunto de anúncios participar, maior será a probabilidade das pessoas verem seus anúncios. Quanto mais pessoas vêem seus anúncios, aumentam consideravelmente as chances dessas pessoas clicarem, irem no seu site e claro, comprarem seu produto ou seu serviço.

Mas muitos anunciantes se sentem confusos para determinar seu orçamento na hora de investir no Facebook Ads.

Por isso, vou detalhar tudo aqui sobre quanto investir no Facebook Ads e como você deve se planejar para isso.

Invista de forma segura

Pensa o seguinte: Quanto você tem disponível para investir no Facebook Ads e que se nada der certo e você perder esse dinheiro, não lhe fará falta. Isso é fundamental para que você possa investir de forma segura no Facebook. Assim como qualquer investimento, existem riscos e sim, algo pode não sair como você gostaria. Além disso, como no mercado de investimento, resultados passados não são garantias de resultados futuros. E claro, custos passados não são garantias de custos futuros.

Ter uma verba separada especificamente para isso é muito importante.

Invista o necessário para não precisar pausar

Outra coisa importante é analisar o quanto disponível você tem para investir de forma consistente sem precisar pausar suas campanhas, conjuntos ou anúncios. E isso é importante porque o Facebook possui um período onde ele aprende com as conversões ou ações para poder potencializar seus resultados quando ele conclui esse aprendizado. Isso se chama Fase de Aprendizado.

Pausar ou modificar campanhas, conjuntos ou anúncios durante esse período, pode fazer com que essa fase de aprendizado reinicie e isso é ruim demais, pois poderá fazer com que você não use seu orçamento de forma eficiente, já que durante essa fase, os resultados tendem a ser menos estáveis.

Crie um planejamento mensal e diário

Outra coisa importante e indispensável é você criar um planejamento mensal de investimento no Facebook. Suponhamos que você tenha R$500,00 para investir no mês em seus anúncios no Facebook. Esse valor deve ser distribuído nesses 30 ou 31 dias (em caso de mês com 31 dias). Dividindo esse valor por 30, por exemplo, você tem um orçamento de R$16,66 por dia.

Como você sabe que o mínimo necessário para investir no Facebook Ads é de 1 dólar (ou R$5,50) por conjunto, você poderia ter no máximo 3 conjuntos tendo R$16,66 por dia para investir . E ter essa clareza é fundamental para criar suas estruturas de campanha no Facebook Ads da forma certa.

CPA, o segredo!

O segredo sobre quanto investir no Facebook Ads está na métrica CPA, que significa “Custo Por Ação” (métrica também similar ao “Custo Por Resultados”). Se você cria uma campanha de conversão e otimiza o conjunto para o evento “Purchase”, que é um evento de compra, sua métrica mais efetiva é o “Custo por compra”. Ou seja seu CPA é um “Custo Por Compra”.

Imagine que seu produto ou infoproduto custe R$100,00 e você investe R$300,00 e gera 10 vendas. Seu custo por compra é R$30,00, pois o cálculo do custo por compra é dividir o valor investido pelos resultados obtidos. Esse é o mesmo raciocínio em campanhas de leads, ok?

Com esse cenário, você está tendo um bom retorno sobre investimento, o conhecido ROI. É como se você tivesse uma máquina de fazer dinheiro. Você insere R$30,00 e recebe R$100,00 de volta. Nada mal, não?

Sabendo quanto é seu custo por compra ou custo por ação, fica fácil de saber qual o orçamento ideal no Facebook Ads.

Basta você multiplicar o CPA por 50 e dividir por 7.

Nesse mesmo cenário acima, o cálculo seria o seguinte:

Ou seja, você precisa investir R$214,00 para cada conjunto de anúncios. Esse cálculo deve ser feito em cada conjunto, pois cada conjunto pode ter CPA’s diferentes e dessa forma, o resultado final irá mudar.

Vamos entender bem sobre esses números desse cálculo?

Bom, os R$30,00 você já sabe que é o custo por ação, que no nosso caso é um custo por venda. Mas por que multiplicamos por 50?

Devemos fazer isso, porque um dos princípios da fase de aprendizado do Facebook Ads é que para o Facebook aprender bem, você deve obter 50 conversões em um período de 7 dias. Isso é um cálculo estatístico e a partir desse volume de conversões (no caso do exemplo, 50 vendas), o Facebook é capaz de aprender mais com as pessoas que estão convertendo e dessa forma poderá passar a veicular seus anúncios para pessoas similares neste comportamento.

E claro, você deve dividir isso tudo por 7, porque o Facebook precisa de 7 dias, como dito acima.

Mas e se eu não souber o meu CPA?

Achou que ia me pegar nessa, né? Vamos lá! Essa dúvida é comum quando você está começando. Quando você não tem histórico, ou seja, ainda nunca veiculou um conjunto, você deve se basear em um cenário ideal para criar uma espécie de CPA máximo ideal.

Anota aí que isso é importante: O CPA máximo ideal em uma campanha onde o foco é vender, consiste no máximo a metade do valor do seu produto.

Por exemplo: Se seu produto for R$100,00, o seu CPA máximo ideal deve ser a metade disso, ou seja, R$50,00. Isso significa que você teria uma máquina que a cada R$50,00 inseridos, ela te retornaria R$100,00, ou seja, o dobro.

Uma vez que você sabe qual é seu CPA máximo ideal, você poderá fazer aquele cálculo que te ensinei ali em cima. Ficaria dessa forma:

Note que quanto maior for seu CPA, maior será o orçamento ideal para cada conjunto.

Quanto investir no Facebook Ads se eu for afiliado?

Se você for afiliado, você deverá ficar de olho com relação ao seu CPA e de olho na sua comissão. O seu CPA máximo ideal nesse caso deve ser a metade da sua comissão e não a metade do valor do produto.

Exemplo: Caso um produto no qual você é afiliado seja R$100,00 e você recebe 50% de comissão (R$50,00), seu CPA máximo ideal deve ser R$25,00.

Conclusão

É importante dizer que esses cenários apresentados podem mudar de acordo com o produto ou nicho. Mas esses cálculos são excepcionais para nortear você sobre quanto investir no Facebook Ads.

Ficou evidente que, o ideal é você olhar sempre para seu CPA e tentar controlá-lo ao máximo para que ele te dê um ótimo retorno (lucro).

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Abraços!