O Pixel do Facebook Ads é a inteligência artificial que permite com que anunciantes potencializem seus resultados com seus anúncios.

Ele atua para guardar logs de todo comportamento dos usuários com seus anúncios e seu site.

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Com o Pixel, você terá a capacidade de realizar 3 coisas fundamentais para melhorar seus resultados no Facebook Ads:

  • Medir suas conversões
  • Otimizar a veiculação dos seus anúncios para pessoas mais propensas a realizarem ações
  • Criar públicos personalizados de quem acessou seu site

O Pixel é nada mais, nada menos do que um trecho de código que você instala no seu site e a partir daí o Facebook poderá rastrear as ações que seus usuários fazem, desde quando clicam em seus anúncios, compram seus produtos ou apenas fornecem seus e-mails, os conhecidos leads.

A partir da coleta desse histórico, o Facebook passa a compreender melhor quem é a sua audiência ideal, permitindo assim que seus anúncios passem a ser exibidos para pessoas similares às que estão convertendo de acordo com seu objetivo.

Por exemplo, se você vende um produto, e claro, se você tem o pixel instalado em seu site, o Facebook começará a coletar informações de usuários que estão comprando seus produtos.

Essas vendas também são chamadas de conversão. Quando você obtém 50 conversões em 7 dias, o Facebook será capaz de cruzar toda a similaridade dos perfis desses 50 compradores e entender qual é o usuário ideal, ou seja, o perfil ideal de pessoas com maior potencial de comprarem seu produto.

Desta forma, a partir deste momento, o Facebook automaticamente passa a veicular seus anúncios para pessoas similares àquelas que compraram, potencializando assim seus resultados, ou seja, vendas.

Este período de análise chama-se fase de aprendizado. Ela dura 7 dias no máximo, mas pode durar menos caso você atinja o volume de 50 conversões antes dos 7 dias.

Durante este período, recomenda-se que você não faça modificações em seus conjuntos ou anúncios para que o Facebook não reinicie a fase de aprendizado.

Muitos anunciantes que estão começando a anunciar erram exatamente por desconhecerem a fase de aprendizado. Durante essa fase, os resultados são menos estáveis, mas após atingir o volume de conversões necessárias (50 conversões em 7 dias), os números tendem a crescer bastante.

O que ocorre é que, equivocadamente, muitos anunciantes deixam de atingir sua melhor performance por realizar alterações nos conjuntos ou anúncios durante a fase de aprendizado ou até mesmo desativam suas campanhas, conjuntos ou anúncios.

O Pixel e anúncios de Remarketing

Outra função importante do Pixel do Facebook é permitir que você crie anúncios de Remarketing. Mas afinal de contas, o que é o Remarketing.

O Remarketing ou Retargeting não é propriamente um anúncio, mas sim um tipo de público de pessoas que se envolveram com seu negócio, como pessoas que acessaram sua conta no Instagram, sua Fanpage no Facebook, assistiu a um vídeo seu ou até mesmo acessou seu site.

Desta forma, um anúncio de remarketing é nada mais, nada menos do que um anúncio que será exibido para pessoas que interagiram com sua empresa ou marca em um dos canais citados acima.

Sabe quando você acessa uma loja virtual, pesquisa sobre determinados produtos e quando você sai da loja virtual e acessa o Facebook logo é re-impactado por anúncios daqueles exatos produtos? Isso se chama Remarketing Dinâmico de Catálogo de Produtos e você pode fazer isso com Facebook Ads.

Com exceção do Remarketing de acesso ao site, todos os outros não precisam do pixel, mas caso você queira criar um anúncio para re-impactar pessoas que acessaram seu site, aí sim você precisará do pixel instalado nele.

Exibir anúncios para pessoas que acessaram seu site e não compraram seu produto ou contrataram seu serviço é extremamente eficaz. Eu diria que, anúncios de Remarketing são absolutamente indispensáveis.

Como instalar o Pixel no site?

A instalação do Pixel do Facebook Ads no site é muito simples. Dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, acesse o menu principal e clique em Gerenciador de Eventos.

Pixel do Facebook Ads

Caso você ainda não tenha o pixel criado, basta você clica em “Criar Pixel”.

Após criar o Pixel, note que ele possui um código de identificação. Cada pixel possui seu código único.

Pixel do Facebook Ads - Eventos

Se seu site foi feito no WordPress, o processo de instalação do pixel é mais simples ainda. Para isso, instale o seguinte plugin “Official Facebook Pixel”.

Plugin do Pixel do Facebook

Depois de instalar e ativar este plugin, acesse no seu dashboard do WordPress o menu lateral em Configurações > Facebook Pixel.

Basta apenas inserir o ID do Pixel no campo do plugin, conforme abaixo:

Pixel do Facebook - Plugin do WordPress

Após isso, salve as configurações e pronto. O Pixel do Facebook já está instalado em seu site.

Como saber se o Pixel do Facebook está corretamente instalado no meu site?

Para saber se o Pixel do Facebook está corretamente instalado em seu site, instale uma extensão do navegador Chrome chamado “Facebook Pixel Helper”. Instale-o clicando aqui!

Depois de instalar a extensão, reinicie o navegador e acesse seu site. Note que na barra do browser ao lado direito, terá um ícone da extensão.

Ao clicar nele, verifique se o ID que aparece lá é o mesmo ID do seu pixel dentro do Facebook. Sendo o mesmo, está tudo certo.

Conclusão

A instalação do Pixel do Facebook no seu site é apenas a parte básica do trabalho envolvendo o pixel. Existem ainda os eventos padrões que precisam ser configurados e também as conversões personalizadas, extremamente fundamentais para a boa performance da suas campanhas, mas falarei sobre isso em outra oportunidade.

Mas sem dúvidas, tendo o pixel base instalado no seu site já é um grande passo em termos de performance das suas campanhas.

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