fbpx

RocketAds – Curso de Facebook Ads & Instagram Ads

Para anunciar no Facebook Ads, precisa ter site?

Artigo por Felipe Cardozo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Facebook é uma das mais poderosas plataformas de anúncios do mundo. Diariamente, milhares de anunciantes publicam seus anúncios com foco nos mais variados objetivos, como gerar tráfego, vendas, leads, reprodução de vídeos, entre outros.

O resumo do Facebook Ads é simples: Exibir Anúncios de acordo com seu objetivo para uma audiência que se interesse por seu produto ou serviço.

Ter um site é indispensável para quem pretende marcar presença na cyber space, mas a pergunta que não quer calar:  Para anunciar no Facebook Ads, precisa ter site? A resposta é simples: Não! E explico.

O Facebook Ads possui uma estrutura organizacional hierárquica onde a base são as campanhas.

E nas campanhas é onde configuramos o objetivo. Existem diversos objetivos e não necessariamente este objetivo precisa levar sua audiência para um site.

Existem objetivos que permitem você interagir com seus futuros clientes através de diversos canais.

Abaixo, veremos alguns desses objetivos e suas peculiaridades.

Envolvimento

Envolvimento

O Envolvimento é um objetivo de campanha que faz com que sua audiência se envolva com seus anúncios. Isso é, Curtam, Comentem, Compartilhem, em suma, interaja com seus criativos.

Embora seja um objetivo de campanha que não gera conversões específicas como Leads ou Vendas, pode e deve ser usada para gerar prova social.

Ter um anúncio com muita interação positiva não é nada mal e pode fazer parte de sua estratégia dentro do Facebook Ads.

Contudo, é importante saber usar este recurso da forma correta para não investir demais em um objetivo que não resultará imediatamente em uma conversão mais alta.

Visualização de vídeos

Visualização de vídeos

Outro objetivo que não precisa levar usuários para um site é o de “Visualização de Vídeos”.

Este objetivo faz com que sua audiência reproduzam vídeos de acordo com sua otimização. Atualmente, o Facebook Ads possui uma otimização chamada ThruPlay.

Ao usar esta otimização em uma campanha de reprodução de vídeos, o Facebook trará usuários com maior potencial de assistir aos vídeos por ao menos 15 segundos.

É importante dizer que, ao criar um anúncio com este objetivo, você pode inserir uma call to action, ou seja, um botão levando o usuário para seu site, entretanto, este recurso é facultativo e por este motivo pode ser usado mesmo se você não possuir um site.

Mas ainda que você queira usar a call to action, você pode por exemplo levar o usuário para seu whatsapp, telegram ou instagram.

Talvez você esteja se questionando os motivos pelos quais um anúncio de vídeo não precisaria ter uma call to action, mas em uma estratégia baseada em funil de vendas, o uso de vídeos para distribuição de conteúdo faz-se necessário e é uma ótima opção para esquentar sua audiência antes de você tentar vender algo para ela.

Geração de cadastros/leads

Geração de cadastros/leads

Outro objetivo que não precisa de um site é o de “Geração de Cadastros”.

Este objetivo permite que você crie anúncios com objetivo de colher e-mails, telefones e diversos outros dados do cliente.

Esses dados são armazenados em uma planilha que você poderá baixar sempre que quiser.

Concessionárias de veículos e Imobiliárias utilizam muito deste recurso para coletar dados dos clientes para que um setor de vendas/comercial ou um profissional possa fazer um contato ativo para oferecer seus produtos ou serviços.

Mas se você quer automatização, sem problemas. Algumas soluções de automação de marketing como a RD Station permitem integração com este objetivo de campanha, fazendo com que os dados sejam enviados diretamente para o sistema de automação sem a necessidade de você ficar fazendo download da planilha.

Mas ainda que o sistema de automação que você utiliza não tenha esta integração nativamente, a plataforma de API’s Zapier permite que você faça essa integração com as principais soluções de automação do mercado.

Mensagens

Mensagens

Outro objetivo de campanha é o de “Mensagens”. Através desta opção, é possível que você crie anúncios para enviar sua audiência para o WhatsApp, Messenger do Facebook ou até mesmo para o Instagram Direct.

Isso faz com que você consiga iniciar um papo diretamente com seus futuros clientes com a possibilidade de fechar vendas em um bate-papo direto.

Dica: Embora você possa enviar usuários para seu Instagram Direct, eu não recomendo este recurso. Ainda que o Instagram esteja cada vez mais ganhando espaço em estratégia de mídia paga, o Direct não é um recurso único de mensagens e sim apenas um recurso paralelo da sua ferramenta principal que é o Instagram.

Quando alguém pensa em se comunicar com alguém, ou seja, mandar mensagem para alguém, qual é a primeira ferramenta que vem à cabeça? Acertou se você disse WhatsApp. E o motivo é simples: o WhatsApp, assim como o Messenger, são ferramentas únicas e exclusivas para este fim e desta forma possui uma atenção maior do público.

Tráfego para estabelecimento

Tráfego para estabelecimento

E por fim, temos este objetivo de campanha que permite com que você crie anúncios para pessoas próximas do seu estabelecimento.

Se você tem um negócio local, este objetivo de campanha do Facebook Ads será um grande aliado em sua estratégia.

Como criar Link para WhatsApp?

Óbvio, eu não iria deixar você sair daqui sem saber como criar um link que leve os usuários para seu WhatsApp.

Isso é bem simples de fazer. Basta você usar o link abaixo alterando apenas os itens em negrito alterando para suas informações.

https://api.whatsapp.com/send?phone=5521965023337

O número (55) que antecede o ID da cidade é obrigatório por ser o código padrão do país e no caso do Brasil, é “55”.

Conclusão

Na verdade, até é possível usar campanhas com objetivos de tráfego ou conversão sem ter site levando as pessoas para sua conta do Instagram, WhatsApp, Telegram, etc, entretanto ao usar esses objetivos será necessário usar o Pixel do Facebook. O Pixel é a inteligência artificial do Facebook. Trata-se de um trecho de código que você insere no seu site e se tem que inserir em site, não caberia nesses exemplos aqui.

Existem ferramentas de redirecionamentos ou bridge pages que permitem configurar o pixel sem você ter um site, fazendo com que sua audiência seja enviada para Instagram, WhatsApp, Telegram, etc, fazendo com que você consiga criar campanhas de Tráfego ou Conversão sem ter site, mas isso deixo para um outro post, ok?

Também falarei mais sobre Pixel em outra oportunidade, ok?

Em suma, os objetivos listados mais acima são os que por padrão não necessitam de site e por isso fazem mais sentido estarem aqui nessa lista.

E aí? Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.

Abraços!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Rocket Cursos Online LTDA / CNPJ: 36.555.335/0001-13