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Otimização no Facebook Ads

Artigo por Felipe Cardozo
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A otimização no Facebook Ads tem foco principal em fazer com que você gaste seu orçamento de forma mais eficiente.

Ao contrário do que muitos pensam, otimização não é o mesmo que escala.

No Facebook Ads existem diversos tipos de otimizações. Neste artigo, vou listar as principais delas.

Vamos lá?

Otimização por veiculação

É possível você analisar os resultados das suas campanhas e ter acesso aos seus melhores compradores ou conversores (de acordo com seu objetivo de campanha).

Por exemplo, se você está com uma campanha de venda, você consegue saber os estados que mais compram, os posicionamentos, as faixas etárias, os gêneros, entre outros itens.

Para ter acesso a esse relatório, você precisa acessar sua campanha e clicar em “Detalhamento” e escolher o tipo de detalhamento que deseja analisar.

No exemplo acima, podemos ver que São Paula, Rio de Janeiro, Paraná são os 3 estados que mais trazem vendas.

Após fazer essa análise, você poderá ajustar seus conjuntos, configurando para os estados que mais possuem pessoas que mais compram de você, uma faixa etária que mais te traz vendas e até o gênero ideal de acordo com seu nicho.

Desta forma, você investirá sua verba em seu público ideal, deixando de investir em locais ou pessoas que não compram seu produto.

Otimização na CBO

Se você estiver usando CBO, você poderá ter que otimizar seus conjuntos.

A CBO é um recurso que permite você configurar o orçamento a nível de campanha e não a nível de conjunto (como é o caso da ABO).

Quando você inicia uma campanha com a CBO ativada, o Facebook irá distribuir o orçamento alocando mais recursos em conjuntos.

O que ocorre é que muitas das vezes o Facebook deixa de inserir mais orçamento em um conjunto que estava performando bem e passa a entregar mais verba para um novo conjunto que embora possa ter um público potencial, ainda não gera os resultados que você deseja.

Desta forma, uma boa dica para otimizar seus conjuntos é configurando limites mínimos nos conjuntos.

Desta forma, você consegue garantir que o Facebook gaste um mínimo do seu orçamento diário, garantindo assim a entrega da verba correta para cada conjunto.

Otimização por combinação de conjuntos

Outro tipo de otimização, retratei nesse post aqui. Você pode/deve combinar conjuntos com baixa performance caso eles não estejam performando bem e por consequência, não estejam saindo da fase de aprendizado.

Importante frisar que, combinar conjuntos é unir os públicos dos conjuntos ruins em um conjunto só.

O que eu faço é basicamente ver qual é o “melhor dos piores conjuntos” e preservo ele. Pego os públicos dos demais conjuntos ruins e insiro nesse conjunto preservado. E deixo rodar por mais 7 dias.

Otimizações externas

Embora o foco aqui seja Facebook Ads, você precisa enxergar todo seu negócio como uma célula só.

Existem otimizações fora do Facebook que são extremamente importantes e que muitas vezes afetam o desempenho dentro das suas campanhas no Facebook.

Entre as diversas otimiazações externas, posso destacar:

  • Melhorar a sua oferta
  • Melhores o responsivo do seu site
  • Melhorar a velocidade do seu site
  • Inserir provas sociais na sua página de venda
  • Inserir vídeos na sua página de venda
  • Entre outros.

Conclusão

Importante dizer que existem diversas formas de otimizar suas campanhas. Essas otimizações são constantes sempre respeitando as especificidades técnicas do Facebook Ads.

Evite ajustar campanhas dentro da fase de aprendizado, mas se precisar otimizar, faça.

Um abraço e até mais!

 

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