As métricas são formas de mensurar resultados. No Marketing Digital, as métricas são extremamente fundamentais para você ter uma ampla visão da performance de suas estratégias.
Além disso, as métricas permitem que você possa medir seus indicadores e também escalar seus resultados, potencializando suas ações ou otimizando seus processos.
Ao trabalhar com Facebook Ads, por exemplo, há diversas métricas que você precisa analisar frequentemente, onde podemos destacar:
- Impressões: Quantidade de vezes que seus anúncios são impressos
- Alcance: A quantidade de pessoas alcançadas por seus anúncios
- CTR (Click-through Rate): Taxa de Cliques do Anúncio
- CPA: Custo Por Aquisição
- CPL: Custo Por Leads
A plataforma permite inclusive que você compare períodos para saber a evolução das métricas após ajustes e reestruturações.
A métrica de Custo Por Resultados, por exemplo, é fundamental para que você consiga gerenciar bem suas receitas. Uma grande elevação deste custo de um mês para outro, por exemplo, pode ocasionar até em prejuízo ao ser comparado com o mês anterior.
O ideal é que você separe suas métricas em 2 grupos:
1 – Métricas Paralelas ou secundárias
2 – Métricas efetivas
As métricas Paralelas são fundamentais para o contexto geral de suas campanhas, como é o caso das Impressões, Alcance, CTR, etc,
Já as métricas efetivas são as mais próximas de você atingir o objetivo em suas campanhas, já que elas ditam o ritmo efetivamente das suas ações, como é o caso do Custo Por Compras e Custo Por Leads.
Ao melhorar as métricas paralelas, você poderá ter uma consequente melhora também nas métricas efetivas, como uma grande engrenagem.
“Não se gerencia o que não se mede”, já dizia William Edwards Deming.
Fique de olho em suas métricas e trabalhe arduamente para melhorá-las sempre!