O Facebook Ads possui políticas que todos seus anunciantes devem seguir. Essas políticas estão disponíveis nessa URL: https://www.facebook.com/policies/ads/

Quando o Facebook entende que um anunciante não segue essas diretrizes, ele poderá bloquear seu negócio, contas de anúncios, fanpages e até seu perfil pessoal.

Entretanto, muitos anunciantes não sabem onde erraram quando tiveram um bloqueio desses. Isso ocorre porque quem faz essa análise não é uma pessoa e sim os robôs do Facebook.

E em muitos casos ele pode dar um falso positivo, bloqueando sua conta por segurança.

Existem alguns motivos que podem fazer você ter esses bloqueios, onde posso destacar:

  • Já ter tido uma conta bloqueada anteriormente;
  • Usar um cartão de crédito usado em uma conta bloqueada;
  • Inserir um administrador no negócio que já teve conta bloqueada;
  • Criar anúncios não seguindo as diretrizes do Facebook Ads;

Outros motivos envolvem a criação em si dos anúncios. Usar imagens de antes vs depois, emagrecimento, imagens que mostram partes do corpo, sensacionalistas, que prometem ganhos financeiros fáceis, apostas, entre outros.

O que você deve fazer é seguir à risca as políticas e evitar criativos sensíveis.

Como proteger sua conta de bloqueios?

O primeiro passo é seguir à risca as políticas de publicidade do Facebook. Verificar o domínio do seu site (se tiver) e verificar sua empresa também te ajudam nessa missão.

Outra dica importante é inserir um administrador à conta para ser um backup ao negócio caso o Facebook desative seu perfil pessoal.

O que fazer se o Facebook desativar sua conta?

Você poderá solicitar uma revisão através do item “Qualidade da conta”, no gerenciador de anúncios. Dessa forma, ao invés de um robô fazer essa análise, será uma pessoa que analisará sua conta. Na maioria dos casos, sua conta é reativada. Entretanto, caso de fato você tenha infringido as regras, você perderá sua BM, tendo que criar um novo negócio e aquecer toda sua estrutura.