O que é lead? O Lead é um usuário que demonstrou interesse em seu negócio, produto ou serviço, mas ainda não é seu cliente, ou seja, é uma oportunidade de negócio, mas que forneceu algum dado para você como e-mail, telefone, etc.
O Lead é extremamente importante para seus negócios. Talvez você é, foi ou será um lead de algum negócio.
Sabe quando você é impactado por um anúncio onde você pode baixar um eBook, assistir uma aula gratuita ou uma live, participar de um workshop ou baixar qualquer outros materiais? Essa estratégia visa coletar algum dado seu, como e-mail ou telefone, por exemplo.
E a partir do momento que você fornece um desses dados, você se torna um lead do negócio em questão.
A partir daí, você certamente receberá sequências de e-mails com conteúdos e materiais que visam fazer com que você percorra a jornada.
No fim dessa jornada, o objetivo é um só: Fazer com que você compre um produto ou serviço.
O que é lead – Estratégia de atuação
Existem diversas estratégias onde você pode trabalhar com captação de leads, onde podemos destacar:
Funil de Vendas
É uma das estratégias mais utilizadas. Em um funil, seu foco é fazer com que o lead entre após ele se interessar por baixar um material como eBook ou participar de um Workshop.
O objetivo, como disse mais acima, é fazer com que você percorra todo esse funil e compre ao final dele.
Criação de Listas
Pode estar ligado ao item acima (Funil de Vendas), mas também pode estar ligado a um objetivo apenas de gerar uma lista de leads com foco em nutrir essa lista com conteúdos de qualidade a médio ou longo prazo, que vão desde posts no blog, whitepaper, vídeos no youtube, aulas gratuitas, lives, etc.
Em algum momento, essa lista poderá ser impactada com uma newsletter convidando para um Workshop, por exemplo.
Venda por Canais
Também existem estratégias que visam levar o lead para um canal de venda direta, como o WhatsApp, por exemplo.
Quando você cria um anúncio levando o usuário para o WhatsApp, Telegram, entre outros mensageiros, você tem a possibilidade de fazer com que vendedores negociem diretamente com esses Leads com foco em vender um produto ou serviço.
Isso é muito comum em estratégias onde a venda não ocorre online, mas sim precisa ser fechada na base de negociação entre vendedor e Lead.
Em negócios como Concessionárias ou Imobiliárias, é uma estratégia super interessante.
Orçamentos
A captação de Leads pode também estar dentro de uma estratégia de orçamentos. Se você for uma agência ou gestor de tráfego, por exemplo, poderá captar leads através de um formulário de orçamento.
Esta ação, embora seja mais direta, já que você coloca o lead basicamente dentro de um ponto a frente da jornada, tende a dar muitos resultados se for feito da forma correta.
Capriche no orçamento e se possível marque uma reunião virtual com seu Lead a fim de entender melhor suas necessidade e oferecer a solução ideal.
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Opções de captura
Existem alguns canais que você pode levar os seus leads, nos quais podemos destacar:
Você pode levar os leads direto para o WhatsApp, seja através do Facebook Ads, Google Ads ou CalltoActions em outros locais como Bio do Instagram, Fanpage, Site ou Blog.
Telegram
O Telegram é bem semelhante ao WhatsApp, mas com mais recursos interessantes, como o limite máximo de 200 mil usuários em grupos (enquanto no WhatsApp, o limite para Grupos é 256 usuários).
Messenger
O Messenger é uma ferramenta de mensagens do Facebook. É possível levar Leads para o messenger, principalmente se você integrar com um Bot de Automação como Chatfuel ou Manychat.
Você pode levar o Lead para o Instagram, seja para que ele passe a seguir você ou até mesmo levando para o Direct (em caso de campanhas com objetivos de mensagens no Facebook Ads).
Lista Interna
As listas internas, como citadas mais acima, permite que você possa se comunicar com esses Leads, distribuindo conteúdo de valor e qualidade fazendo com que esses usuários entrem no seu funil e percorram toda a jornada.
Observação 1: No caso de captar Leads usando campanha de mensagens no Facebook Ads, procure utilizar o WhatsApp ao invés de Instagram ou Messenger.
Isso porque o WhatsApp ainda continua sendo o principal mensageiro no planeta e onde as pessoas estão mais disponíveis para se comunicar com você.
Observação 2: Caso você queira usar um formulário para captar leads, opte pelo objetivo de Campanha “Conversão” no Facebook Ads. Além de você poder usar o poder do pixel para otimizar sua campanha, você terá oportunidade de captar leads mais qualificados com essa estratégia.
Ferramentas de Automação de Marketing
Se seu objetivo for captar leads para nutrir uma base ou lista, saiba que existem algumas ferramentas de automação que facilitarão este trabalho, nas quais posso destacar:
Conclusão
Captar leads é extremamente importante em uma estratégia de mídia paga, seja com Facebook Ads ou qualquer outra.
Desenvolver estratégias diferentes, funis diversos e testar bastante são essenciais para o sucesso em suas campanhas de captação de leads.
E você, já faz captação de leads? Qual plataforma usa para gerenciar os leads captados?
Deixe seu comentário abaixo.
Abraços!