O Custo Por Venda (CPV) é extremamente importante para suas campanhas em mídia paga. Quando você roda uma campanha, você tem vários custos, por exemplo: Se você roda uma campanha com objetivo de conversão, você terá também o Custo Por Cliques (CPC), Custo Por Mil Impressões (CPM) além do Custo Por Venda, que nesse caso pode ser o evento de conversão configurado no seu conjunto de anúncios.
Exemplo: Se você obteve 1.000 cliques e gastou R$120,00, seu custo por cliques foi de R$0,12. Nessa mesma campanha você também gerou 5 vendas. Dessa forma, seu custo por venda foi de R$24,00.
Ainda que você tenha todos esses custos em uma mesma campanha, seu foco deve ser sempre no evento de otimização ou evento de conversão escolhido. Essa é a métrica efetiva da sua estratégia.
O Custo Por Resultados dita o ritmo das nossas campanhas. É ele quem diz se estamos bem ou se precisamos atuar imediatamente, fazendo as otimizações necessárias e tomando as ações devidas.
Se seu produto custa R$97,00 e seu custo por venda está em R$87,00, isso é um péssimo sinal. Ou seja, quer dizer que você está gastando R$87,00 para gerar uma venda de R$97,00 e ainda que exista um lucro mínimo aí, não estamos levando em consideração a taxa de quebra de boletos não pagos, cartões recusados, entre outros custos.
O seu custo por venda deve ser no mínimo a metade do valor do seu produto. Ou seja, no mesmo exemplo acima, o custo por venda a R$48,50 te daria um retorno dos mesmos R$48,50 de lucro. É como se você tivesse uma máquina que para cada R$48,50 que você insere, sairia R$97,00. Muito bom, né?
Quando você é afiliado, o sinal de alerta deve estar sempre ligado, já que seu foco deve ser em cima da sua comissão e não no valor do produto, ou seja, seu custo por venda deve ser no mínimo 50% do valor da sua comissão para que você tenha um ROI (Retorno Sobre Investimento) aceitável.
Portanto, fique de olho nessa métrica efetiva que é o seu Custo Por Resultado e trabalhe para controlá-lo bem.