Ao trabalhar com campanhas com Objetivos de conversão como captar leads ou gerar vendas, os conjuntos de anúncios entram em um período de aprendizado chamado Fase de Aprendizado.

Este período está atrelado a sua janela de conversão. Quando seu foco é vender um produto, a janela indicada são de 7 dias e desta forma a fase de aprendizado durará 7 dias.

Durante este período, o Facebook vai veicular com foco em gerar 50 conversões durante este período. O Facebook precisa deste volume para conhecer bem o perfil desses usuários que estão convertendo e passar a veicular os seus anúncios para pessoas similares, fazendo com que suas campanhas performem melhor.

Por este motivo, parar uma campanha antes de 7 dias é um erro grotesto, pois você sequer deu tempo para que o Facebook conseguisse concluir a fase de aprendizado.

Fase de aprendizado

Acontece que, em alguns casos esse período expira e quando o Facebook não consegue concluir com êxito essa fase, ou seja, não consegue alcançar as 50 conversões, ele coloca um alerta no conjunto para que você possa fazer mudanças.

Fase de aprendizado

Este artigo não tem intuito apenas de te ensinar o que é a fase, mas sim te mostrar motivos pelos quais essa fase não é concluída com êxito e como você pode melhorar seus conjuntos para conseguir fechar a fase com êxito.

Vamos lá?

Evite ajustes durante a fase de aprendizado

Antes de você publicar seus anúncios, confira bem se está tudo certo, pois durante a fase você não deve em hipótese alguma fazer ajustes na campanha, conjunto e até anúncios, pois caso isso ocorra, a fase será reiniciada.

Durante a fase de aprendizado, os resultados são instáveis

É comum anunciantes ansiosos pausarem campanhas durante a fase porque os resultados estão aquém do que gostariam. E isso é normal. Isso ocorre porque o Facebook ainda não conseguiu compreender bem o perfil ideal de público para que seus anúncios sejam veiculados e durante esse período ele vai testar bastante isso.

O Facebook precisa de 50 conversões por uma mera questão de probabilidade. Quando você gera 50 vendas, por exemplo, o Facebook cruza os perfis desses 50 compradores e passa a veicular seus anúncios para usuários semelhantes.

É possível ainda continuar vendendo mesmo que você não conclua a fase com êxito, mas ainda sim você deve otimizar sempre campanhas, conjuntos e anúncios em busca da conclusão da fase com êxito.

Cuidado com quantidade de anúncios ou conjuntos

Outro erro comum que pode fazer com que seus conjuntos não saiam da fase é possuir muitos anúncios dentro de um conjunto.

O Facebook determina um máximo de 6 anúncios por conjunto como um número máximo, mas dependendo do seu orçamento diário, trabalhar com 2 ou 3 anúncios é o mais indicado.

Outra coisa que pode prejudicar a conclusão com êxito da fase de aprendizado é conter muitos conjuntos dentro de uma campanha. Isso ocorre porque muitas das vezes você pulveriza o orçamento diário em vários conjuntos. Imagine que você tenha R$50,00 para investir diariamente e crie 5 conjuntos para esta campanha. Isso pode fazer com que um conjunto gaste menos do que deveria não concluindo a fase de aprendizado.

Portanto, tome cuidado na quantidade de anúncios ou conjuntos.

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Orçamento abaixo do ideal

Outro fator que pode influenciar na não conclusão da fase de aprendizado é um orçamento abaixo do ideal.

Imagine o seguinte cenário. Você vende um curso online que custa R$97,00 e o CPA (Custo por Ação) está em R$19,90.

Embora não seja uma regra, um cálculo básico que você pode fazer é multiplicar o CPA por 50 e dividir por 7. Desta forma, você tem um parâmetro básico para investir diariamente em cada conjunto.

No cenário acima, o cálculo seria o seguinte:

(R$19,90 x 50)/7 = R$142,14

Ou seja, você terá que investir R$142,14 diariamente em cada conjunto para buscar concluir a fase de aprendizado.

Mas como disse, não é uma regra. Esse valor pode ser maior e até menos caso você consiga executar boas otimizações.

Se você estiver usando CBO, que é orçamento a nível de campanha, você deve configurar no conjunto um limite de orçamento diário mínimo para que o Facebook garanta o orçamento mínimo proposto em determinado conjunto.

O que fazer quando a fase não conclui com êxito

Há algumas ações importantes a se observar, principalmente os pontos citados acima.

Entretanto, na maioria das vezes que preciso concluir a fase, eu executo 2 ações na sequência a seguir: Combinar conjuntos e Ajustar Orçamento.

Combinar conjuntos

É comum um ou ou maus conjuntos performarem mais do que outros. E um dos motivos pode estar no público.

Uma alternativa neste caso é combinar os públicos de um ou mais conjuntos com performance ruim em um conjunto só.

Se ainda assim você tiver problemas com a conclusão da fase, considere aumentar o orçamento e até mesmo desativar conjuntos combinados que ainda estejam com performance ruim e criar conjuntos com novos públicos.

Atenção: Na CBO, sempre que você for combinar conjuntos, fique de olho nos limites de orçamento diário do conjunto combinado.

Se você tiver limites em conjuntos pausados, você precisará redistribuir esses limites em todos os conjuntos ativos para evitar gastar menos do orçamento proposto.

E quando a fase tem êxito?

Quando a fase conclui com êxito, o status do conjunto ficará como “Ativo”. Lembre-se, a fase de aprendizado é utilizada apenas em campanhas com objetivos de conversão. Nas demais campanhas, ainda que não exista a fase de aprendizado, o Facebook também aprende sobre os resultados e atua usando suas otimizações para melhoria de performance.

Outra coisa importante a dizer é que em conjuntos com criativos dinâmicos, o status do conjunto já fica como “Ativo”, não tendo log da fase de aprendizado, mas neste caso, o Facebook passa a usar Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para entregar a combinação de criativos ideal para usuários mais propensos a converterem a um custo menor.

Outras otimizações

Testar criativos novos, ajustar as copys, melhorar a oferta e melhorar a sua página de venda são outras ações importantes que você deve considerar quando estiver batalhando para fechar a fase de aprendizado com êxito.

Conclusão sobre a fase de aprendizado

Importante entender que, durante a fase, você terá resultados (ou não). Neste período, os resultados são mais instáveis, mas ainda que você obtenha resultados, busque sempre otimizar sua campanha, conjuntos e anúncios em busca de concluir com êxito a fase.

E você, já se viu nessa situação? Tem alguma experiência com a fase de aprendizado?

Deixe seu comentário abaixo.

Abraços e até mais!