Na análise das ações de marketing digital, existem diversos termos importantes que devem ser levados em consideração para saber como os seus conteúdos estão se saindo.

Quando você está analisando seu conteúdo nas redes sociais, se depara com algumas informações, dentre elas, o alcance e impressões. Apesar de saber que são termos distintos, por muitas das vezes, não se sabe a definição correta dos termos e as diferenças entre eles.

Então, qual é exatamente a diferença entre alcance e impressões? Em qual você deve prestar mais atenção? E o que esses termos significam para as operações da sua empresa?

Entendendo as diferenças entre alcance e impressões:

De acordo com as definições do Facebook: “O alcance é o número de pessoas que visualizaram algum conteúdo da Página ou sobre ela e as impressões indicam o número de vezes que qualquer conteúdo da Página ou sobre ela apareceu na tela de uma pessoa.”

Resumindo:
Alcance: o número de pessoas que visualizam o seu conteúdo;
Impressões: o número de vezes que seu conteúdo é exibido.

O Instagram define o alcance e as impressões da mesma forma que o Facebook. Alcance refere-se ao número total de contas únicas que viram sua postagem ou stories e impressões medem o número total de vezes que os usuários viram sua postagem ou stories.

O Facebook organiza o alcance em três categorias: orgânico, pago e viral.

Alcance orgânico: se refere ao número de pessoas únicas que viram seu conteúdo organicamente (de graça) no Feed de notícias do Facebook.

Alcance pago: é o número de pessoas no Facebook que viram um conteúdo que foi pago, como um anúncio.

Alcance viral: é o número de pessoas que viram seu conteúdo porque um de seus amigos curtiu, seguiu a página ou se envolveu com uma publicação, em forma de comentário ou compartilhamento.

É importante ressaltar que nem alcance, nem impressões indicam que alguém realmente clicou ou viu seu anúncio. O Facebook divide as impressões em duas categorias : exibidas e visualizadas:

Se um anúncio for “exibido”, isso significa simplesmente que o anúncio foi pago e está aparecendo em algum lugar (no topo do feed de notícias, uma caixa de anúncio em uma barra lateral, etc.). O anúncio pode aparecer em algum lugar em que é visto por muitas pessoas, como o topo da página inicial de um site, ou ele pode ser exibido sem ser visto por ninguém.

As impressões “visualizadas”, por outro lado, definem a veiculação de maneira mais precisa e ajudam a calcular a quantidade de pessoas que realmente viram os anúncios.

Por isso, de acordo com o próprio Facebook, as impressões visualizadas são uma maneira melhor de medir a veiculação de anúncios, já que se um anúncio é visualizado, tem mais chances de trazer resultados ao anunciante.

Alcance ou impressões, qual deles é mais importante?

Alcance e impressões se referem a duas atividades distintas, então para decidir qual delas é melhor para rastrear no seu negócio, vai depender de quais são seus objetivos.

Por que se concentrar no alcance?
O alcance pode te ajudar a descobrir se há algo errado com seus anúncios. Se seus anúncios alcançaram muitas pessoas, mas você não teve uma única conversão, por exemplo, isso pode significar que é necessário revisar a estratégia ou o conteúdo do anúncio.

Por que se concentrar nas impressões?
As impressões também são úteis quando você deseja acompanhar seus anúncios. Se você veicular um anúncio e ele imediatamente receber poucas ou nenhuma impressão, isso pode ser um primeiro sinal de que há algo errado com sua estratégia ou conteúdo.

Apesar de informarem coisas muito diferentes sobre o desempenho de seus anúncios e conteúdo, na maioria das vezes, você terá que usar as duas métricas juntas para descobrir a eficácia das suas publicações ou anúncios. Essa análise deve ser aliada a outros indicadores, como o tráfego do site, leads gerados, inscrições, conversões e receita, que também são medidas muito mais concretas do sucesso de suas campanhas.