A prova social é a ideia de que as pessoas tomarão decisões com base no que outras pessoas fazem. Vamos começar com um exemplo. Imagine que você está andando na rua tentando escolher um lugar para almoçar e vê dois restaurantes – um sem clientes dentro e outro com uma fila na porta. Psicologicamente, seu processo de tomada de decisão já começou. Por que você iria querer ir a um restaurante em que ninguém está? Não há uma razão pela qual todos os outros se reuniram na outra loja? Você não deveria confiar na opinião de todas essas pessoas e assumir que a loja lotada tem um produto superior?

O depoimento de um especialista que você admira e confia na página de destino de um produto é uma prova social. Da mesma forma, encontrar o logotipo de um gigante da indústria em uma ferramenta ou serviço que você pode estar explorando também é uma prova social.

Sua tendência de preferir um produto ou serviço que seus amigos recomendaram ou experimentaram por conta própria também pode ser atribuída ao impacto da prova social.

A prova social pode dar aos clientes poderosos gatilhos emocionais que influenciam significativamente sua reação e resposta à sua marca ou mesmo a produtos específicos. Isso não só pode ajudá-los a tomar uma decisão positiva sobre seu negócio, mas também inspirar confiança em sua escolha e dar-lhes a sensação de fazer parte de algo maior.

Quando vista pelas lentes de um empresário ou profissional de marketing, a prova social pode validar afirmações importantes sobre produtos, ao mesmo tempo que justifica seu preço. Mesmo sem perceber, seu negócio ou marca já está gerando uma grande quantidade de provas sociais. Cada cliente, seguidor ou especialista que se associa à sua marca pode fazer mais do que sua parte para balançar a maré do sentimento público a seu favor.

A maneira como você usa a prova social para aumentar seus esforços de visibilidade varia de acordo com o tipo de prova social em questão. Abaixo listo 6 tipos de prova social que vão te ajudar a aumentar a credibilidade da sua marca. Vamos lá!

Depoimentos

Depoimentos significam a aprovação por escrito ou em vídeo de clientes reais que compartilham sua experiência com um produto ou serviço e o recomendam a outros clientes em potencial.

Afinal, qual é o motivo mais convincente para comprar um produto do que ouvir de um cliente recente que ficou realmente satisfeito com sua própria compra?

É importante observar que nem todos os depoimentos são iguais. Depoimentos escritos são bons, mas os depoimentos em vídeo são ainda mais convincentes; eles humanizam a pessoa que compartilha sua experiência, atraem o consumidor obcecado por vídeos de hoje e mostram a emoção e a intenção por trás das palavras de alguém.

Avaliações e análises de clientes

Você costuma ler comentários sobre a empresa ou produto que deseja comprar? Saiba que esse é um hábito muito comum. De acordo com uma pesquisa do…

O que isso significa para sua empresa? Se você não tiver boas avaliações e avaliações, provavelmente perderá negócios para um concorrente que os tenha.

Se estiver interessado em melhorar suas avaliações e resenhas online, você pode começar observando as plataformas em que já está. Facebook, Google e até mesmo seu próprio site são plataformas para divulgar sua prova social. O Airbnb é um ótimo exemplo de empresa que incorporou lindamente classificações e avaliações em sua própria plataforma para melhorar a experiência do cliente.

Além de melhorar seu processo de vendas, esses tipos de análises também podem ser úteis para sua equipe de desenvolvimento de produtos. Você pode considerar dar uma olhada em seus comentários regularmente para ver se há temas comuns sobre melhorias potenciais ou defeitos atuais que você poderia alterar para melhorar seu produto.

Números

Nem todas as provas sociais têm de vir da boca dos clientes. Você provavelmente já tem um grande arsenal de prova social à sua disposição na forma de dados de vendas. Considere a promoção de algumas estatísticas sobre seu produto ou serviço, como os exemplos abaixo:

– Número total de assinantes;
-Total de vendas realizadas;
-Total de pedidos enviados;
– Número de ingressos vendidos;
– Número de ingressos restantes;
– Número de clientes satisfeitos.
Considere promover esses números em materiais de vendas, em seu site, em campanhas de e-mail, em anúncios digitais e em postagens de mídia social para aumentar a confiança do consumidor e impulsionar as vendas.

Estudos de caso

Os estudos de caso são uma forma comprovada de ganhar a confiança do cliente. Os estudos de caso são relatos detalhados de experiências reais de clientes que explicam como um produto ou serviço ajudou um cliente a resolver um problema. Esse tipo de prova social é extremamente comum no espaço B2B e, ainda mais especificamente, no espaço de serviços B2B em setores como software, desenvolvimento e hospedagem.

Prêmios

Quem não quer comprar produtos e serviços premiados? Mostrar seus reconhecimentos em seus canais digitais é uma ótima maneira de construir confiança por meio da prova social. Então, mostre seus prêmios em seu site ou promovendo-os por e-mail ou mídia social, essa é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo seu trabalho premiado.

Certificações

As certificações podem ser uma ótima maneira de mostrar que um terceiro reconheceu você e seu trabalho e o considerou digno de alguma forma de credencial. Um tipo de certificação pela qual você pode trabalhar é uma certificação de mídia social. Este é um ícone dado a contas que foram verificadas como a marca ou celebridade que afirmam ser. Tanto o Facebook, Instagram quanto o Twitter facilitam a solicitação de verificação, mas cada plataforma possui critérios diferentes para fornecer esses cobiçados símbolos de status.