Veja nesse post as melhores plataformas para gerar relatórios para redes sociais.

No marketing digital, tomar decisões com base em dados e análises é de suma importância para o crescimento de seus negócios. Sem essa análise, as decisões de negócios acabam sendo feitas às cegas, com base no que você acha que vai funcionar, e não no que está realmente funcionando.

Esses relatórios para redes sociais ajudam a resolver alguns problemas. Em primeiro lugar, ajuda você a entender o que está funcionando e o que não está e também dá acesso a informações como: os tipos de postagem que funcionam melhor, a hora do dia em que suas postagens geram mais engajamento e até mesmo os tipos de imagens ou vídeos que funcionam melhor.

Coletar essas informações também ajuda a melhorar suas estratégias de marketing, uma vez que é possível medir seu desempenho em relação aos seus objetivos. É necessário que mostrem o que está e o que não está funcionando, onde está funcionando e quanto valor está trazendo para a empresa.

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a encontrar essas respostas. Abaixo, mostro algumas delas.

Mlabs

Além da programação das postagens, a plataforma do Mlabs também mostra dados periódicos de evolução, relatórios simplificados, concentra todas as mídias em um lugar e ainda oferece serviço de SAC para os directs de Instagram e Facebook.

Os gráficos da mLabs também ajudam entender seu desempenho de forma comparativa, mostrando a relevância dos seus canais em relação aos seus principais concorrentes.
É possível gerar relatórios ilimitados para Facebook, Instagram (incluindo Stories), Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio e Google Analytics.

Agorapulse

A ferramenta oferece as opções de agendamento de posts e com ela também é possível encontrar, filtrar e gerenciar comentários, menções, comentários de anúncios e outras mensagens. Alguns dos relatórios disponíveis no Agorapulse: Relatórios de gerenciamento comunitário e tempo de resposta, distribuição de conteúdo rotulado, Relatório de ROI do Facebook, Relatório da Web sobre estatísticas globais, de conteúdo e de concorrentes

Também é possível receber recomendações sobre os melhores dias e horários para postar com base no desempenho anterior de seu conteúdo.

Etus

Assim como as outras ferramentas citadas, na plataforma Etus, é possível fazer o agendamento de posts para Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.

A ferramenta também oferece a opção de Impulsionamento das publicações, caixa de entrada das mensagens das redes sociais e Relatórios Ilimitados. Alguns dos relatórios: Melhores Publicações, alcance de Posts, engajamento, análise de Concorrentes. Também oferece a possibilidade de captação de Leads através do painel. É possível acompanhar a conversão, visualização, desempenho geral e itens de captura.

Reportei

O Reportei é uma ferramenta de relatórios, com foco em redes sociais. O software conta com relatórios de Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads, Google Search Console, Google Meu Negócio, Mailchimp e RD Station.

Com ele, é possível coletar informações de mídias sociais e ferramentas digitais, com o objetivo de propiciar dados importantes para análise das estratégias da empresa. Na ferramenta existe um espaço para escrever análises sobre os relatórios de redes sociais e marketing digital gerados, além dos dados coletados.

Sprout Social

A Sprout Social, é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Com ele é possível agendar e publicar nas principais redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

A ferramenta também apresenta diversas funções analíticas e de acompanhamento. Estão disponíveis diversos relatórios que ajudam na mensuração dos KPI’s (indicadores-chave de performance). Esses indicadores são importantes para entender o que está funcionando e o que não está nas estratégias da sua empresa.

Além dessas ferramentas de mídias sociais, é possível gerar relatórios através das próprias redes sociais, veja mais abaixo:

Facebook Business Suite

Com essa ferramenta do Facebook, é possível gerenciar suas Páginas do Facebook e Perfis do Instagram em um só lugar. Permite agendar e postar em ambas plataformas ao mesmo tempo, além de checar mensagens, notificações e alertas.

Apesar de não disponibilizar relatórios personalizados, a ferramenta possibilita acesso a informações dos seguidores, como localização, idade, gênero; informações das publicações como alcance, principais publicações, curtidas, compartilhamento, entre outras.

Instagram Insights

É possível usar as informações do Instagram para saber mais sobre os seguidores e o desempenho da sua conta. Também pode visualizar informações sobre o engajamento do seu público com publicações, stories e vídeos do IGTV específicos. As informações e as métricas da conta também incluem as atividades pagas, se aplicável.

Para ter acesso a essas informações, é necessário ter uma conta comercial ou de criador de conteúdos. Algumas das informações disponíveis para contas profissionais no Instagram: desempenho da conta nos últimos 7 ou 30 dias; número total de contas alcançadas, interações com o conteúdo, seguidores dos últimos 7 ou 30 dias e também desempenho das publicações com informações de alcance, comentários, compartilhamentos, impressões, dentre outros. Essas informações estão disponíveis para publicações de até 2 anos.

Existem muitas outras ferramentas de análise para as mídias sociais excelentes por aí. Espero que esta lista tenha dado uma boa visão geral das ferramentas disponíveis e que possa te ajudar em seu processo de tomada de decisão. Você já usa alguma das ferramentas citadas? Usa alguma outra que não citei? me conta aqui nos comentários.

Um abraço!